Status quo

“Status quo” – O latim, que surgiu na Itália, foi a língua oficial do maior império antigo, o Romano. Por ter tido grande relevância, diversos outros idiomas originaram-se do latim; portanto, é normal que vários dialetos dessa língua estejam presentes no nosso cotidiano.

A comunidade científica, por exemplo, considera apenas as nomenclaturas oficiais dos seres vivos, as quais devem ser, obrigatoriamente, escritas em latim. Ademais, além desta área, são vários os outros âmbitos que utilizam expressões do idioma, algo que apenas ressalta sua importância.

O português, o francês, o espanhol e o italiano são exemplos de línguas que foram diretamente oriundas do latim, as quais, portanto, são as mais influenciadas pelo idioma.

“Status quo”, por exemplo, é uma famigerada expressão derivada dessa língua, entretanto, apesar de popular, poucos sabem seu verdadeiro significado. Veja, a seguir, o que esse termo indica e como utilizá-la no cotidiano.

“Status quo”
“Status quo”

O que é status quo?

Status quo é usado para fazer referência à circunstância atual de determinada coisa, isto é, ao estado em que algo se encontra.

Origem do termo “status quo”

“Status quo” é oriundo da expressão “in statu quo res erant ante bellum” (no estado em que as coisas se encontravam antes da guerra), a qual era utilizada, principalmente, em situações diplomáticas.

Acredita-se que ambos os termos tenham começado a ser empregados nos últimos séculos, já que não há incidências dessas expressões nos antigos documentos escritos em latim.

Status quo ante

Essa expressão é normalmente utilizada no ramo jurídico para designar a necessidade de recuperar o equilíbrio de algo; veja, a seguir, como isso ocorre.

O princípio fundamental das normas sociais é a de que todos os indivíduos possuem o dever de não prejudicar ninguém; ao praticar o contrário, a pessoa torna-se punível de alguma forma, pois, por mais que não seja possível deletar o problema que foi causado, ele deve ser, na medida do possível, recompensado.

Suponhamos, então, que uma pessoa prejudicou outra ao difamá-la. O sujeito afetado tem, portanto, o direito de ter seu status quo ante recuperado ao máximo, isto é, ele pode reclamar a recompensação do agravo causado, seja por um pedido público de desculpas ou por uma indenização financeira.

Veja também o que significa:

Sinônimos de status quo

As palavras que são normalmente utilizadas como sinônimos da expressão “status quo” são:

  • Circunstância;
  • Conjuntura;
  • Condição;
  • Categoria;
  • Situação;
  • Estado

Exemplos de frases com status quo

Esse termo pode ser aplicado em diversos contextos; veja, a seguir, algumas frases nas quais essa expressão é aplicada:

  • “Para que possamos impulsionar o país economicamente, temos que, primeiramente, alterar o status quo da política”;
  • “Os Estados Unidos transformaram o status quo gerado pela crise de 2008 ao adotarem políticas neoliberais, o que funcionou, apesar de muito ter desagradado os norte-americanos”;
  • “Ao considerar o status quo da política brasileira, torna-se compreensível a recessão que o país enfrenta”;

Curiosidades sobre status quo

Uma curiosidade sobre essa expressão é a de que existe uma banda de rock, cujo nome é Status quo, a qual surgiu no ano de 1962 em Londres, na Inglaterra. A banda, até então em atividade, já lançou mais de 32 álbuns e ainda faz muito sucesso, principalmente no Reino Unido.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *