PQP

O que é PQP?

Palavrões são palavras de baixo calão que normalmente utilizadas com o intuito de ofender alguém; essas expressões, que eram verdadeiros tabus antigamente, estão sendo cada vez mais aceitadas pela sociedade, principalmente pelo fato de muitos artistas e celebridades utilizá-las. Além disto, os palavrões são relativamente comuns no linguajar das gerações mais novas, o que contribui bastante para a popularização deles, como ocorreu com PQP.

O que significa PQP
O que significa PQP

Significado de PQP

“PQP” é a abreviatura do palavrão “puta que pariu”, o qual, dependendo do contexto, pode exprimir diversos sentimentos, tais como felicidade, raiva, perversidade, entre outros.

Por exemplo: quando uma pessoa se enfada de outra e a manda à PQP, ela está exprimindo raiva e irritação. Agora, quando um indivíduo diz “PQP, o meu time ganhou a copa do Brasil”, ele está manifestando felicidade e emoção, acepção totalmente diferente da expressa pelo primeiro exemplo, tudo devido aos contextos que foram distintos.

O PQP não é a única sigla existente, existem diversas outras como XOXO, Yolo, TBT, entre diversas outras.

Outros significados para PQP:

O significado anteriormente descrito é o mais conhecido pela população, sendo, portanto, o mais utilizado. Entretanto, “PQP” pode ser empregado em outras circunstâncias, como para indicar a alça de segurança que se localiza no teto dos automóveis ou ainda para referir-se a cabides, ou quaisquer objetos que sirvam como apoio para pendurar coisas.

Exemplos de frases com PQP

De acordo com o que foi explicado, “PQP” pode representar diferentes interpretações; veja algumas delas a seguir.

  • “Cassandra discutiu com o marido por ele não ter consertado o PQP do carro antes da viagem”;
  • “Jéssica jogou seu casaco na mesa de jantar apesar de todos os demais agasalhos dos convidados estarem pendurados no PQP da sala”;
  • “PQP, Willy, eu ganhei aquele concurso de poesia do colégio”;
  • “PQP, meu amigo me contou o que aconteceu no final da sétima temporada de Game of Thrones antes que eu pudesse assistir ao episódio”.

Origem dos palavrões

O impulso de falar palavrões está associado à parte mais primitiva do cérebro, o neocortéx; isto explica o motivo da maioria dos palavrões associarem-se aos nossos instintos primordiais, tais como o sexo.

Origem de PQP

“PQP” originalmente era utilizado em seu sentido literal. Por exemplo: quando uma pessoa mandava alguém a PQP, ela estava pedindo que o indivíduo voltasse ao corpo da “puta que o pariu”; ou seja, o xingamento consistia exatamente em chamar a mãe da pessoa de “puta”, palavra que equivale à prostituta.

Origem de outros palavrões

Veja, a seguir, a origem de outros palavrões que também são muito disseminados no linguajar popular.

Otário (a):

Otária é uma das alcunhas dos leões-marinhos, que são fáceis presas quando não estão na água, já que se locomovem com lentidão na terra. Essa expressão passou a ser utilizada, portanto, com o intuito de insultar alguém e acabou tornando-se um palavrão.

Fuck:

Acredita-se que a palavra inglesa fuck, que no português equivale a “foder”, tenha surgido da expressão “fornication under consent of the King” (fornicação perante o assentimento do Rei).

Isto porque durante certo período na Inglaterra eram vetadas as relações sexuais para quem não tivesse o consentimento do rei; quando um casal ganhava essa autorização, eles recebiam uma placa com a expressão descrita, a qual, com o passar do tempo, passou a ser referida apenas pela abreviação fuck.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *