Perpendicular

Perpendicular – A matemática é uma das áreas do conhecimento mais antigas, a qual foi desenvolvida de forma aprofundada ainda pelas primeiras civilizações humanas.

Deste modo, é compreensível que muitas expressões elaboradas para esse campo tornem-se bastante populares cotidianamente, sendo empregadas até mesmo com significados diferentes do seu originário. Uma destas expressões é “perpendicular”.

Perpendicular
Perpendicular

O que é?

Perpendicular, em sua origem, foi um termo criado especificamente para a formação de um ângulo reto – toda abertura que possui uma angulação de 90º – formado por retas ou por planos que se cruzam.

Significado de Perpendicular

Este termo é comumente utilizado para designar um objeto – o qual pode ser uma peça dimensional, como o desenho simples de uma reta, ou algo tridimensional, como um utensílio físico – que incide de forma totalmente alinhada sobre uma superfície plana, formando sempre um ângulo de 90º.

Ademais, além da acepção anterior, “perpendicular” é empregado, embora isto seja raro, para referir-se a circunstâncias que não são paralelas, ou seja, que não se relacionam. Por exemplo: dizer que duas situações foram perpendiculares durante o seu desenvolvimento equivale a enunciar que essas ocorrências foram semelhantes ou se associam.

Retas Perpendiculares

As retas perpendiculares são dois segmentos lineares, cujo ponto de intersecção – o local onde essas linhas se cruzam – forma uma abertura de 90º.

Este conceito de retas é utilizado principalmente na geometria espacial – segmento da matemática que estuda a área e o volume das figuras geométricas –, âmbito essencial ao desenvolvimento de importantes setores profissionais, tais como a engenharia e a arquitetura.

Retas Perpendiculares: um exemplo de retas concorrentes

As retas concorrentes são segmentos que apresentam apenas uma interseção em comum. Deste modo, as retas perpendiculares podem ser também classificadas como concorrentes.

Porém, um ponto importante a se ressaltar é que, apesar de toda dupla de retas perpendiculares serem concorrentes – pelo fato delas se cruzarem –, não são todas as retas concorrentes que são perpendiculares, já que para isto deve haver, obrigatoriamente, uma angulação de 90º entre os segmentos.

Perpendicular e Paralelo

É relativamente normal que haja uma pequena confusão entre os termos “perpendicular” e “paralelo”, os quais são tidos como expressões sinônimas por alguns indivíduos, quando na realidade elas são antônimas.

“Paralelo” indica algo que não se relaciona de forma alguma com outro objeto, ou seja, que existe ou acontece de forma isolada. Uma das utilizações mais populares para este termo, que consiste na sentença “Universo paralelo”, representa exatamente isso: uma realidade totalmente aleatória que não se correlaciona de nenhum modo com a existência comum.

Vetores Perpendiculares

Vetor, na matemática, representa uma reta orientada, que aponta para uma direção; esta é caracterizada por possuir uma intensidade, que é denominada de módulo. Estes segmentos serão perpendiculares quando existir dois vetores, cuja soma dos módulos resulte em zero, o que origina uma figura que possui um ângulo reto.

Este conceito é importante por ser aplicado na álgebra linear – ciência da matemática que estuda as equações lineares – e na eletricidade – campo da física que compreende e desenvolve todos os fenômenos relacionados à energia elétrica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *