Pergunta Retórica

O que é Pergunta Retórica?

A pergunta retórica é um questionamento que, apesar do nome, não possuem o objetivo de realmente obter alguma resposta do receptor, tendo o intuito de apenas suscitar nestas certas reflexões.

Pergunta Retórica
Pergunta Retórica

Significado de pergunta retórica

Como explicitado, as perguntas retóricas, diferentemente do que ocorre nos questionamentos comuns, não objetivam um retorno dos ouvintes e sim as ponderações deles, logo, as pessoas que fazem as indagações já dispõem de suas respostas antes de perguntá-las.

É exatamente por isto que é comum a manipulação dessas perguntas pelo emissor, mesmo que inconscientemente, de modo que os pensamentos desencadeados no ouvinte o levem a uma resposta que o falante considera como certa. Isto serve bastante à persuasão, já que um indivíduo se torna mais propenso a acreditar em uma conclusão se ele crer tê-la alcançada sozinho. Quando uma pessoa pergunta, por exemplo, a um leigo na política “Onde vamos parar com o partido ‘X’ no poder? ”, o emissor induz o receptor a pensar que aquele partido especificamente é corrupto e maléfico.

Além disto, as perguntas retóricas podem adquirir também um significado crítico, emocional, irônico ou sarcástico, tudo a depender do contexto no qual elas são empregadas.

Origem da palavra “retórica”

A expressão “retórica” é derivada do termo “rhetorica”, palavra do latim que, por sua vez, é proveniente do dialeto grego “retorikê”, termo feminino que, em sua tradução literal, remete a diálogos e a discursos.

A maioria das palavras utilizadas vem do latim, além de retórica, as palavras caput, meritocracia, fútil, entre outras também derivam do latim.

Pergunta retórica persuasiva e pergunta capciosa

Já foi explicitado que nas perguntas retóricas persuasivas os falantes apenas querem convencer os ouvintes de algum argumento, no qual eles mesmos acreditam.

Entretanto, é comum que muitas pessoas confundam o conceito dessas interrogações com a definição de perguntas capciosas que, apesar de poderem ser classificadas como retóricas, são completamente distintas das persuasivas, já que elas têm o objetivo de enganar ou depreciar alguém propositalmente.

Um claro exemplo de uma pergunta capciosa pode ser representado pela indagação “Você realmente acha que será alguém na vida?”; nela, o receptor tem o objetivo de apenas desacreditar o ouvinte e não de convencê-lo de algo.

As perguntas retóricas no cotidiano

Além das perguntas retóricas serem bastante utilizadas nas conversas cotidianas – a fim de ressaltar, como já citado, ironia, emoção, entre outros sentimentos – são inúmeros os demais meios nos quais elas podem ser aplicadas; é possível, por exemplo, utilizá-las em campanhas publicitárias a propagandas que disseminam a igualdade racial e de gêneros, bastando apenas projetá-las da forma mais viável para os objetivos pretendidos.

Exemplos de perguntas retóricas

Veja, logo em seguida, cinco exemplos de perguntas retóricas.

  • “Como não perder a esperança nos atuais políticos brasileiros frente aos diversos esquemas de corrupção que são constantemente descobertos? ”;
  • “Que autoridade você pensa que tem para falar comigo nesse tom abusivo de voz? ”;
  • “Como sentir-se seguro se frequentemente os telejornais noticiam a violência crescente dos bandidos, que invadem até mesmo condomínios? ”;
  • “Você acha que eu seria tola o suficiente para não perceber o que se passava bem na minha frente? ”;
  • “Quantas vezes eu tenho que repetir que você tem que evitar os alimentos gordurosos se realmente quiser diminuir a taxa do seu colesterol ruim? ”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *