Matutino e Vespertino

O que significa matutino?

Matutino e Vespertino – “Matutino” equivale a “período da manhã”, logo, esse termo é empregado principalmente para designar as atividades realizadas durante o primeiro período do dia.

O que significa vespertino?

Já o termo “vespertino”, que é tido como o principal antônimo de “matutino”, tem o mesmo valor de “período da tarde”.

Veja também:

Diferenças entre matutino e vespertino

O período matutino corresponde ao intervalo entre as seis e as doze horas, ao passo em que o turno vespertino começa às treze horas e termina às dezesseis, sendo esta a diferença mais relevante entre os termos.

Essas expressões são utilizadas principalmente para designar o horário de funcionamento de estabelecimentos ou ainda para informar o turno de determinado emprego ou curso.

Matutino e Vespertino
Matutino e Vespertino

Vespertino e matutino – dois adjetivos

Os adjetivos são palavras que, apesar de serem dispensáveis ao sentido de uma sentença, são importantes por torná-la mais específica, já que eles atribuem uma característica ao substantivo.

Vespertino e matutino representam duas expressões que são englobadas por essa classe de palavras, já que elas promovem a diferenciação do nome. Por exemplo: ao dizer “turno vespertino” ou “turno matutino”, especifica-se cada um, ressaltando de forma imediata suas características.

Exemplos de frases com os termos matutino e vespertino

Veja, logo em seguida, algumas frases nas quais essas expressões são aplicadas:

“Agora que o Guilherme ingressou no segundo semestre de Direito, seu turno mudou; antes era matutino, agora passou a ser vespertino. ”;

“A Sofia está detestando a necessidade de ter que estudar durante o turno matutino, mas ela entende que se tornou inviável levá-la ao colégio a tarde.”.

O termo matutino no ramo musical

Existe uma música brasileira, cujo nome é “estrela matutina”; a sua autoria é da carioca Marielza Tiscate, uma cantora espírita que tem ganhado certa relevância no cenário religioso.

Planeta Vênus

O planeta Vênus, o qual também é conhecido como Estrela do Pastor, é o segundo astro do sistema solar, apresentando uma das maiores temperaturas superficiais entre os planetas.

Planeta Vênus
Planeta Vênus

Esse astro é bastante popular pelo fato de ser possível visualizá-lo em certos horários do dia, especificamente durante a alvorada e logo após o pôr-do-sol. Por ser visível sem a necessidade de instrumentos especiais, esse planeta era bastante confundido com uma estrela e, por isto, acabou recebendo algumas alcunhas incorretas, como a de Estrela Dalva (estrela matutina) e a de Estrela Vésper (estrela vespertina).

Diurno e noturno

Diurno e noturno são termos semelhantes a vespertino e matutino, representando também os horários do dia.

“Diurno” normalmente é utilizado para referir-se a todo o período do dia, isto é, à junção dos turnos matutino e vespertino; dizer, por exemplo, que uma aula tem período integral ou diurno é equivalente a enunciar que a duração das atividades é de dois turnos.

“Noturno”, por sua vez, faz referência ao período da noite, o qual se inicia às dezenove horas e finaliza-se às quatro.

Relógio biológico

Os termos noturno e diurno são demasiadamente utilizados para designar os horários do relógio biológico de cada indivíduo. É natural que cada pessoa tenha suas próprias imposições biológicas, o que é algo genético, portanto, enquanto algumas pessoas são naturalmente ativas durante a manhã e à tarde, outras se sentem mais à vontade para realizar seus afazeres diários durante a noite.

Relógio Biológico
Relógio Biológico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *