Significado de Maktub

O que é Maktub

Existem certas coisas que acontecem na vida que muitas pessoas afirmam que foi a vontade do destino. São situações que por mais que desejassem não terem vivenciado, elas tinham que acontecer. Quando se fala em destino, se refere a uma sucessão de acontecimentos inevitáveis em sua vida. Portanto, o destino é capaz de conduzir a vida de acordo que leve o indivíduo até aquela determinada situação, e para esclarecer o que significa Maktub podemos pensar dessa maneira também.

Este termo de certa forma se trata do que está predestinado em sua vida, e não há como fugir do que já está determinado. Quando isso ocorre é chamado de Maktub.

O que Significa Maktub
O que Significa Maktub

Significado de Maktub

O significado do Maktub é um termo com origem árabe, que se trata de um significado referente à expressão “estava escrito” ou “tinha que acontecer”. Este termo é usado no Islamismo para afirmar que algo foi feito de acordo com a vontade de Alá.

Desta forma, esse mesmo consiste em algo que já estava destinado a acontecer, algo predestinado e que não podia ser evitado. Por mais que as pessoas façam suas escolhas pessoais e sigam pelo o que acham ser correto, algumas situações estão traçadas para acontecer no seu destino, e nada pode mudar isso.

Termo de origem árabe
Termo de origem árabe

Símbolo Maktub

O Maktub parte do particípio passado do verbo Ktab que significa escrever. Quando alguém diz MAKTUB se refere a algo que estava escrito.

Quando o árabe nos momentos difíceis da vida utilizar esse termo, ele o diz para afirmar que se conforma com a vontade de Deus. Este símbolo significa que nada acontece na vida por acaso, que tudo tem uma razão, que não existem coincidências, mas que tudo já estava traçado para acontecer em sua vida.

Livro Maktub

O Maktub também se tornou o tema de um livro do autor Paulo Coelho. Se trata de uma coletânea de crônicas em que o autor escreveu no ano de 1993 e 94 para a Folha de São Paulo. O conteúdo do livro foi escrito para mostrar que o universo sempre trabalha a favor das pessoas para que elas possam alcançar aquilo que almejam, e que na verdade somos nós que não colaboramos para aceitar a vontade do universo.

De acordo com o autor, o livro não tem o objetivo de dar conselhos, mas sim de apresentar a forma como outras culturas pensam em relação a filosofia de vida. O mesmo também foi inspiração para um livro lançado em 1935, do autor Tahan.

Tatuagem Maktub

As pessoas gostam de tatuar símbolos e palavras que tenham um significado marcante para elas, por isso muitas optam por inserir o termo como tatuagem. O MAKTUB é o que está predestinado e previsto para todos. Algumas coisas na vida têm sua hora certa para acontecer, podem passar dias e anos, elas acontecem. São situações que depois a pessoa começa a entender o porquê de algo ter dado certo ou errado, pois na verdade estava no seu destino.

Ela pode ser feita em árabe, mas é preciso ter cuidado para que seja feita corretamente. A expressão tornou-se mais popular através do livro de Paulo Coelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *