Significado de Maçonaria

O que é Maçonaria

A Maçonaria é conhecida como uma sociedade discreta, onde todas as suas ações são exclusivamente reservadas a todas as pessoas que participam, é considerada uma sociedade universal, cujo seus membros cultivam e acreditam na humanidade e bi-classismo.

A maçonaria também acredita nos princípios de democracia, fraternidade, liberdade e pleno aperfeiçoamento intelectual. Essa sociedade admite que todos os homens são seres livres e possuem em seus ensinamentos os bons costumes, é uma sociedade que não faz distinção de raça, posição social, visão política ou até mesmo religião.

A única exigência da maçonaria é que o candidato busque sempre a perfeição e tenha um espirito filantrópico, os maçons são autônomos, designadas por lojas, oficinas e atelier, é uma sociedade que presa a honra e os direitos.

O que Significa Maçonaria?
O que Significa Maçonaria?

História dos Maçons

A palavra maçonaria vem de origem francesa, seu significado é “construção”, em francês, já a versão em português vem o termo maçom, que significa “associação de pedreiros”.

Para fazer parte da sociedade maçônica não basta a auto-proclamação, é obrigatório que o interessado (a) seja iniciado e convidado por outros maçons, além de todos esses requisitos é preciso que o indivíduo (a) cumpra uma seria de obrigações e juramentos, seja elas de caráter simbólico ou esotéricas, onde o maçom deve estar integrado em uma loja.

Igreja Maçônica
Igreja Maçônica

A relação entre a maçonaria hoje não é clara, para algumas pessoas ela está relacionada a satanismo ou grupos misteriosos, porém ainda não há hoje provas concretas que comprove essa relação.

Origem da Maçonaria

A loja maçom surgiu através de uma sociedade secreta e misteriosa vinculada a liberdade do iluminismo e ideias do laicismo, originalmente era uma sociedade que chegou no século XVII, a mesma se apoia em fundamentos míticos-alquímicos e na filosofia natural, é uma cultura presa a simbolismo dos signos e dos números.

A maçonaria tem um vínculo forte com a construção, com os emblemas, objetos de culto e os rituais, grau de mestre, aprendiz e companheiro. As grandes lojas maçônicas surgiram na Inglaterra no ano de 1717, onde a mesma se unia a quatro lojas londrinas.

O líder eleito pelos os maçons, era conhecido como “Grão-Mestre”, o mesmo era aberto a todas as crenças religiosas, com o tempo a religião maçônica se transformou em um espetáculo da filosofia das luzes, é muito depressa se espalhou por todo o continente europeu.

Loja Maçônica da Inglaterra
Loja Maçônica da Inglaterra

Logo no final do sex XVIII já existia mais de 700 lojas em toda a França, composta por grande quantidade de membros bastante influente na época, em 1738 e 1751 a maçonaria foi proibida pelo o Papas Clemente XIII e Bento XIV.

Maçonaria X Política

A maçonaria não tem uma clara influência política, apesar de ser bem clara a sua influência com Benjamin Franklin e George Washington. Os principais maçônicos se refletem na época da declaração da independência dos estados unidos, na época até mesmo a revolução francesa usou a religião maçom para ter o lema “Liberdade, igualdade e fraternidade”.

Apesar do significado não fazer muito sentido a palavra maçonaria está ligado a arte ou trabalho do pedreiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *