Empoderamento

Empoderamento – Neologismos são palavras que não constam no vocabulário de determinada língua, sendo criadas a partir de dialetos já existentes ou não. Ao serem elaboradas por alguém relevante em seu cenário de atuação, é normal que essas expressões rapidamente se espalhem, sendo englobadas pelas linguagens culta e coloquial.

Um dos exemplos mais relevantes de neologismos que se popularizaram é o da expressão “empoderamento”, a qual vem sendo bastante utilizada na atualidade, principalmente frente aos movimentos igualitários que se fortalecem cada vez mais, tais como o feminismo e a luta pela igualdade racial.

Empoderamento
Empoderamento

O que significa “empoderamento”?

O mais comum é que a expressão “empoderamento” faça referência ao ato de conceder poder a si mesmo, a fim de promover a conscientização da população sobre alguma mazela da sociedade.

Origem e disseminação do termo empoderamento?

Foi o educador Paulo Freire o primeiro a utilizar a palavra “empoderamento”, com o intuito de definir o poder de conscientização que tem um grupo envolvido em algum movimento social.

Originada em 2011, a partir da palavra inglesa “empowerment”, “empoderamento” ganhou rápido destaque durante os protestos de 2013 e por meio das redes sociais, que foram os principais agentes disseminadores da expressão.

Essa palavra não é a única originada do inglês que utilizamos, existem outras como Keel Calm, Crush, entre outras.

Importância do empoderamento na sociedade

O empoderamento, por ser efetivado principalmente pelas minorias – sejam elas discriminadas apenas socialmente ou também legalmente – representa uma das principais e mais eficazes formas de se lutar contra os preconceitos, já que ele é capaz de conscientizar as pessoas de que as diferenças devem ser respeitadas, independentemente da ideologia pessoal de cada um.

Por exemplo: a pressão exercida por um grupo é capaz de ajudar a promover, por meio da conscientização da sociedade, a real conquista dos direitos daquela minoria, promovendo maior dignidade aos seus participantes e aos demais integrantes do segmento em questão.

Empoderamento feminino

O empoderamento feminino, um dos principais representantes dos diversos tipos de empoderamento, é caracterizado por ser um forte e amplo movimento, tendo muitos aderentes e bastante força no cenário mundial; o intuito dessa mobilidade é garantir que todas as mulheres tenham acesso aos seus direitos, além de conscientizá-las deles e conquistar novos.

Por exemplo: foi graças ao empoderamento feminino, antes mesmo do movimento receber este nome, que as mulheres possuem hoje o poder de decidirem sobre questões relacionadas a elas mesmas, de participarem de todos os âmbitos profissionais existentes, de se posicionarem em debates, entre outros direitos.

É importante salientar que atualmente não são apenas mulheres as envolvidas no empoderamento feminino, mas também muitos homens que entendem a necessidade de ambos os gêneros serem tratados igualmente, tal como deve ser.

Frases de empoderamento

Veja, logo em seguida, três célebres frases que representam o conceito de “empoderamento”.

  • “Sou minha mãe e minha filha, minha irmã, minha menina, mas sou minha, só minha e não de quem quiser […]” – frase retirada da música 1º de julho, composta pelo Renato Russo;
  • “Enquanto a cor da pele valer mais que o brilho dos olhos, haverá guerra.” – frase do cantor e compositor Bob Marley;
  • “Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.” – frase do ativista político Martin Luther King.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *