Significado de Demasiado

O que é Demasiado

O que significa demasiado é o vocábulo utilizado para indicar pessoas, reações, situações ou coisas que tenham uma dose além do necessário. A palavra expressa algo que é exagerado.

O que Significa Demasiado
O que Significa Demasiado

Significado de Demasiado – Origem da Palavra

Essa palavra tem origem na junção de demasia (derivado do espanhol, que significa “em excesso”) e ado (sufixo que indica ação). Ou seja, você deverá usar está palavra quando algo está demais.

Sinônimos

Sinônimo é uma expressão que tem significado semelhante ao de outra palavra e pode, na maioria dos casos, ser utilizada como substituta dessa outra expressão. Os principais sinônimos de demasiado são: exagerado, desmedido, exorbitante, hiperbólico, excedente, abusivo, sobejo, desmesurado, censurável, reprovável, descomedido, desregrado, imoderado, escusado, dispensável, sobreposse, superabundante, redundante, entre outros.

Antônimos

Antônimo é uma palavra que tem significado contrário ao de determinada expressão. Os principais antônimos de demasiado são: moderado, medido, eufêmico, escasso, pouco, necessário, prudente, ajuizado, comedido, sensato, discreto, módico, razoável, equilibrado, controlado, ponderado, entre outros.

Demasiado ou Demasiada?

Demasiado pode exercer função de advérbio – aquele que é capaz de modificar o verbo, o adjetivo ou outro advérbio – ou de adjetivo – aquele que caracteriza o substantivo. Dependendo da função que a palavra exerça, ela terá variação de gênero ou não; quando esse for um advérbio, a expressão será invariável; quando o mesmo for um adjetivo, a expressão poderá ser usada no feminino, dependendo do contexto.

  • Como advérbio: “A cantora era demasiado nervosa”.
  • Como adjetivo: “Ela era demasiada”.

Flexão de número:

Quando a expressão exercer papel de advérbio, ela será invariável na flexão de números, isto é, não será modificada para o plural. Ao passo que, ao exercer papel de adjetivo, a expressão sofrerá alterações, recebendo o a terminação que indica plural quando necessário.

  • Como advérbio: “Às duas da manhã, Stubb, te salvaria do demasiado peso dos dias cinzas”.
  • Como adjetivo: “As refeições são demasiadas”.

Flexão de grau:

Variações de grau em palavras servem para expressar intensidade de algo. Há dois tipos de graus, o comparativo e o superlativo. O primeiro é indicado para representar igualdade, superioridade ou inferioridade. Já o segundo é utilizado com o objetivo de expressar qualidades em um grau muito elevado. Tanto quando demasiado tiver ação de advérbio, quanto tiver ação de adjetivo, ele sofrerá alterações de grau.

  • Como advérbio:
    • Comparativo: “Renato fala tão demasiadamente quanto João”;
    • Superlativo: “João age demasiadamente”.
  • Como adjetivo:
    • Comparativo: “Sou menos demasiado que você”;
    • Superlativo: “O secretário é muito demasiado”.

 

Palavras que rimam

Rimas são formadas pela repetição da última vogal tônica de duas palavras seguidas, comumente utilizadas em textos literários. As principais expressões que rimam com demasiado são: apropriado, associado, beneficiado, insaciado, indiferenciado, notariado, variado, entre outras.

Demasiado em Desuso

A língua, não apenas a portuguesa, é algo em constante modificação. O surgimento de novas palavras e gírias que cada vez mais se popularizam no linguajar, costumam ser substituintes de expressões de maior rebuscamento e, consequentemente, de mais difícil pronúncia e escrita. Demasiado é uma palavra que segue este caminho; cada vez mais é substituída por outras expressões de significado semelhante, que são mais populares cotidianamente, tais como “demais”, “exagerado”, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *