Chacal

O que é chacal?

Apesar de todos os animais possuírem nomes científicos, próprios para eles, a grande maioria tem outras denominações, os nomes populares. A palavra Chacal consiste exatamente nisto, na designação popular de um animal típico da Ásia, da África e da Europa.

Chacal
Chacal

Significado de chacal

“Chacal” é o nome de um carnívoro, semelhante a uma raposa, pertencente ao gênero Canis. Entretanto, o termo “chacal” é também muito utilizado no sentido conotativo, a fim de designar uma pessoa maldosa, sádica.

Animal chacal

O chacal, que pode ser categorizado em três espécies – a Canis adustus, a Canis anthus e a Canis mesomelas – são exemplos de animais carnívoros de porte médio.

Eles são caracterizados por terem pernas cumpridas e dentes adaptados apenas para a mastigação de pequenas presas, tais como pequenos roedores e aves. Além disto, os chacais são ótimos corredores, sendo capazes de correr a 16 km/h durante logos períodos.

Esses animais não muito sociáveis, sendo geralmente encontrados em pares ou sozinhos na natureza. Além do mais, eles são extremamente territoriais, demarcando suas áreas com urina e expulsando possíveis intrusos.

Veja também:

Espécies de chacais

Cada uma das espécies citadas possui hábitos diferentes; veja-os a seguir.

Canis adustus:

Também conhecido como chacal-listrado, essa espécie é típica do centro-oeste africano, onde o clima é tropical. Próprio de habitats úmidos, o chacal-listrado é encontrado principalmente em áreas florestais e em montanhosas.

Esse tipo de chacal é caracterizado por ter uma coloração cinza, com algumas listras brancas e pretas na pelagem.

Outra característica interessante sobre essa espécie é o fato dela ser monogâmica, isto é, cada animal normalmente tem apenas um parceiro durante toda sua vida.

Canis anthus:

O Canis anthus, ou chacal-dourado, encontra-se principalmente na Ásia e na África.

Essa espécie, que é caracterizada pela pelagem clara do torso e escura das patas, tem um cardápio bastante amplo, o qual varia de frutas a pequenos mamíferos.

Canis mesomelas:

O Canis mesomelas, que também é conhecido como chacal-de-dorso-negro (pelo fato de suas costas apresentarem uma escura mais coloração que o resto do corpo), encontram-se em regiões secas da África, da Ásia e da Europa.

Esse chacal é a espécie mais sociável dentre as descritas, sendo facilmente encontrado em pequenos grupos.

“Carlos, o chacal”

O venezuelano Ilich Ramírez Sánchez, ou simplesmente “Carlos, o chacal”, tornou-se conhecido após ter sido indiciado pelo atentado terrorista que aconteceu em 1974, em Paris.

Carlos teria arremessado uma granada em uma loja, a Drugstore Publicis, o que ocasionou a morte de duas pessoas, além de outros trinta e quatro indivíduos terem se ferido.

Carlos foi preso em 1994, porém, foi julgado apenas em 2017; ele foi condenado à prisão perpétua, sendo esta apenas uma das três condenações que têm – Carlos também foi culpado pelo assassinato de três homens e por outros quatro atentados terroristas. O condenado teria ainda assumido, em uma entrevista, sua autoria no atentado de 1974, porém, isso posteriormente foi negado por ele.

Ilich supostamente recebeu o nome “Carlos” quando começou a realizar atentados terroristas em prol da organização militar e política “Frente Popular de Libertação da Palestina”. Já o apelido “chacal” foi dado por investigadores britânicos que, ao revistarem seus pertences, encontraram um volume do livro “O Dia do Chacal”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *