Andrógeno

Andrógeno – O que determina o desenvolvimento dos órgãos genitais e dos aspectos masculinos ou femininos em um ser humano é apenas um gene – segmento de DNA –, o qual promove uma sucessão de reações metabólicas e sínteses de substâncias que diferirão sexualmente um homem de uma mulher.

Alguns desses compostos que determinarão os órgãos reprodutivos de um indivíduo são os hormônios sexuais, os quais podem ser denominados de andrógenos.

A testosterona, por exemplo, é um andrógeno encontrado em ambos os gêneros, porém, em maior quantidade nos homens, o que determina o desenvolvimento de diversas características deles, tais como o surgimento de barba.

Andrógeno
Andrógeno

Significado de andrógeno

Os andrógenos, que foram descobertos pelos cientistas ainda no século XX, em 1936, são quaisquer substâncias, desde esteroides a hormônios, que sejam responsáveis pelo desenvolvimento das características masculinas.

 

Veja significados:

Origem da palavra andrógeno

Essa expressão tem sua origem no grego, idioma europeu. A palavra é formada pela junção dos sufixos andro e gen; o primeiro termo equivale a homem, enquanto o segundo significa gerar, portanto, a palavra “andrógeno” equivale à expressão “o que gera o homem”.

Sinônimos de andrógeno

Como já explicitado, os andrógenos compreendem quaisquer compostos que estimulem o desenvolvimento dos aspectos masculinos, logo, são diferentes os tipos de substâncias que podem ser utilizadas como sinônimo desse termo, tais como hormônios e esteroides. Entretanto, deve-se ter cuidado ao fazer uso de tais expressões, já que não são todos os seus exemplos que podem ser classificados como andrógenos.

Antônimo de andrógeno

A expressão “estrógeno” é comumente utilizada como sinônimo de “andrógeno”, já que essa palavra engloba diversas substâncias, tais como o estradiol e a estrona, que são responsáveis pelo desenvolvimento de muitas das características femininas.

Tipos de andrógenos

Existem vários tipos de andrógenos, os quais podem ser sintéticos ou naturais; os principais são:

  • Testosterona;
  • Androsterona:

O androsterona tem função semelhante à exercida pela testosterona; ele influencia o desenvolvimento de características masculinas, entretanto, é bem menos potente que o hormônio em si. Esse esteroide é encontrado na corrente sanguínea de homens e de mulheres, em quantidades semelhantes nos dois.

Androstenediona

A androstenediona é produzida pelos ovários e pelos testículos e é fundamental ao adequado funcionamento do organismo de mulheres e de homens, já que ele atua na síntese de importantes compostos.

Por exemplo: além de ser o antecessor da testosterona, esse esteroide participa da estrutura precursora da estrona – hormônio feminino secretado pelos ovários.

Exemplos de uso em uma frase

A palavra “andrógeno” é utilizada principalmente no meio científico; veja dois exemplos nos quais a expressão é aplicada:

“Muitos andrógenos são precursores dos hormônios femininos”;

“Atualmente, a testosterona é muito utilizada na produção de suplementos; entretanto, deve-se ter cuidado ao consumi-los, já que esse andrógeno é extremamente prejudicial quando em grandes quantidades do organismo.”.

Andrógeno x Andrógino

As expressões “andrógeno” e andrógino” são comumente consideradas sinônimos, apesar de representarem circunstâncias totalmente distintas. A segunda palavra faz referência ao hermafroditismo, isto é, quando um animal apresenta características femininas e masculinas.

Andrógino é utilizado também para fazer referência ao hibridismo psicológico. Por exemplo: uma pessoa que tem apenas características masculinas, mas que não se identifica como homem, nem como mulher, apresenta um hibridismo mental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *